Ser diagnosticado com uma doença crônica como a hipertensão pode nos levar a querer descobrir muito mais sobre ela, seu tratamento e sobre como é conviver com essa condição. Entretanto, é necessário estar atento ao conteúdo disponível na internet, pois nem tudo pode ser seguro ou adequado para você e sua saúde.

 

Mesmo que o ambiente virtual proporcione dicas valiosas e acessíveis sobre os mais diversos assuntos, é preciso ser crítico e filtrar o tipo de informação que você consome, pois muitas delas podem ser falsas ou equivocadas, prejudicando os resultados do seu tratamento a curto e longo prazo, sem que ao menos você entenda o porquê.

 

A seguir, confira os principais mitos e verdades sobre hipertensão e entenda que nem tudo deve ser seguido “ao pé da letra”, ainda mais sem a orientação de um especialista.

 

1. Se eu cortar o sal da comida, estou protegido da hipertensão

 

Mito – e um dos mais conhecidos! Muitas pessoas acreditam que cortar o sal da comida é a solução para os problemas de hipertensão, mas não é bem assim. Mesmo que ele seja um fator de risco, o problema não está só no sal, mas sim no sódio, que, ao contrário do que muitos pensam, está presente em diversos alimentos e bebidas industrializadas, tornando-os prejudiciais para sua pressão.

 

2. Hipertensão não tem tem cura

 

Verdade. Em mais de 90% dos casos, a hipertensão arterial é um problema hereditário, e por isso não pode ser curado. Entretanto, com o acompanhamento médico adequado e seguindo um estilo de vida sustentável e equilibrado, é possível controlar os sintomas e complicações causadas pela pressão alta.

 

3. A hipertensão é mais comum nas mulheres

 

Mito - porém, depende. No Brasil, o número de homens hipertensos é maior do que o de mulheres com a mesma condição. Porém, após a menopausa, a mulher pode apresentar um fator de risco para o desenvolvimento de pressão alta, pois a produção de estrogênio, protetor natural do sistema arterial, sofre alterações consideráveis.

 

4. Gestante pode se tornar hipertensa

 

Verdade. A gravidez gera diversas alterações hormonais e imunológicas que podem desencadear hipertensão na gestante. Essa condição é conhecida como Doença Hipertensiva Específica da Gravidez (DHEG) e, diferente da hipertensão crônica, ela pode ser curada e tem um “prazo”, com começo e fim.

 

5. A hipertensão raramente apresenta sintomas

 

Verdade. A hipertensão é mais uma daquelas doenças silenciosas, que normalmente não apresentam sintomas específicos, fazendo com que cerca de metade das pessoas que vivem com hipertensão desconheça sua condição.

 

Por isso, é importante ficar de olho na pressão e consultar regularmente com seu médico, pois sinais como dor de cabeça, zumbido no ouvido, visão turva, tontura e outros, podem indicar que algo precisa ser investigado.

 

6. O álcool não é um problema para quem tem hipertensão

 

Mito. O consumo de álcool influencia no aumento da pressão arterial e pode aumentar o risco para doenças cardiovasculares.

 

7. A pressão pode subir na frente do médico

 

Verdade. Você fica tenso durante as consultas e sua pressão sobe quando está de frente com o médico? Isso quer dizer que você pode sofrer com a “síndrome do avental branco”. Esse fenômeno é relacionado ao medo ou estresse de ir ao médico, realizar exames e outros procedimentos que fazem parte de uma consulta. Então, se você monitorou sua pressão anteriormente e ela estava normal, saberá que aquele pode ser um caso atípico.

 

8. O estresse aumenta a pressão

 

Verdade. Esse tópico é bem parecido com o anterior, certo? Mas ele diz respeito ao estresse recorrente, que pode ser um dos grandes vilões na sua busca por uma vida mais saudável.

 

Isso acontece porque o estresse aumenta os estímulos do sistema nervoso e provoca um pico mais alto de pressão, reduzindo a circulação do sangue e prejudicando o funcionamento equilibrado do nosso organismo.

 

O aumento do consumo de oxigênio pelo músculo cardíaco pode ocasionar arritmias cardíacas e infarto. Por isso, controlar o estresse e o nervosismo é um ponto muito importante.

 

9. Quem tem pressão alta pode sofrer um infarto

 

Verdade. Como a hipertensão é uma condição que afeta diretamente o coração, é possível que você esteja exposto a maiores riscos de desenvolver doenças cardiovasculares se não cuidar corretamente da sua saúde.

 

Entretanto, a pressão que permanece alta e não é controlada pode afetar outros órgãos como, por exemplo, os rins. Para ficar longe de problemas com a pressão, mantenha um estilo de vida saudável e siga o tratamento recomendado pelo médico.

 

Conte com o Conecta Médico para monitorar a sua hipertensão

 

Agora que você já conhece os principais mitos e verdades sobre hipertensão, sabe também que é importante seguir as orientações de um médico especialista para manter a sua pressão arterial controlada.

 

Agende sua consulta com um de nossos profissionais e comece a cuidar da sua saúde com mais facilidade e qualidade, onde você estiver.