Sabe por que a mamografia é tão importante para o diagnóstico precoce e combate ao câncer de mama? 

 

O câncer de mama é uma doença que acomete na maioria das vezes as mulheres e em raros casos os homens. Ela é causada pela multiplicação de células anormais da mama, formando um tumor com potencial para atingir outros órgãos. 

 

O Instituto Nacional de Câncer estima que foram registrados 66.280 mil novos casos apenas em 2021. 

 

O diagnóstico precoce é feito a partir da análise da mamografia, um exame que gera imagens de alta qualidade e aponta a existência de nódulos benignos ou malignos. Quando a doença é descoberta no início, as chances de cura são superiores a 90%.

 

Para fazer a mamografia, a pessoa é posicionada de pé em frente ao mamógrafo, entre duas placas que irão capturar as imagens das glândulas mamárias. Durante o exame, a mulher permanece imóvel, segurando a respiração por alguns segundos e a mama é comprimida. 

 

Todas as mulheres, independentemente da idade, precisam conhecer seu corpo e realizar o autoexame. Esta atitude simples ajuda a detectar mudanças nas mamas como “caroços” ou alterações na textura e cor da pele do mamilo, como também na saída espontânea de líquido.  

 

A partir de que idade e quando devo fazer mamografia?

 

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda a realização anual da mamografia regular a partir dos 40 anos em mulheres sem histórico familiar. Já as mulheres que possuem casos na família devem fazer a mamografia anualmente, a partir dos 35 anos. 

 

Mamografia Digital x Mamografia Convencional

Existem 2 tipos de mamografia: digital e convencional. 

Ambas usam radiação de raios-X para produzir uma imagem da mama, porém as formas de leitura e armazenamento das imagens são diferentes. 

Enquanto as mamografias convencionais são lidas e armazenadas em filme, as digitais são lidas e armazenadas em um computador, permitindo que esses dados sejam aprimorados, ampliados e manipulados em avaliações posteriores. 

As imagens digitais exibidas no computador podem ser iluminadas ou escurecidas,  ampliadas e examinadas mais de perto.

 

Conheça o Conecta Médico: uma plataforma gratuita, segura e rápida, que facilita consultas à distância e exames para você cuidar da saúde onde estiver. 

 

Acesse o site e saiba mais vantagens do Conecta Médico.