A tireoide é uma glândula que fica na região do pescoço responsável pela produção de hormônios que ajudam a regular a energia, o metabolismo do corpo, a manter um peso saudável, controlar os níveis de colesterol e até regular os níveis de açúcar no sangue.

 

Sabemos que a tireoide é uma glândula muito importante.

 

Este pequeno e poderoso órgão do sistema endócrino pode ter um impacto muito grande na sua vida. Entendendo o que a tireoide faz, é possível criar uma consciência maior de como ela afeta o desempenho do corpo à medida que envelhece.
 
Infelizmente, muitas pessoas desconhecem a importância de sua tireoide e isso pode levar a atrasos no diagnóstico e tratamento para pessoas com distúrbios na glândula.

 

Se você tem um problema na glândula tireoide, é muito importante ser proativo e tomar medidas para evitar mais problemas. Saber sobre essa condição também ajuda a fazer escolhas melhores relacionadas a alimentação e estilos de vida mais saudáveis.

 

Continue lendo o artigo para saber como melhorar sua qualidade de vida!

 

Sinais de uma tireoide desregulada

 

Uma tireoide hipoativa pode fazer você se sentir lento, enquanto uma tireoide hiperativa pode aumentar a sua frequência cardíaca e pressão arterial, e ainda causar insônia.

 

Como tantos processos do organismo humano dependem desse único órgão pequeno, quando algo dá errado com a tireoide, pode ter efeitos amplos em funções do corpo, incluindo o aumento de certos fatores de risco para doenças cardíacas e câncer.

 

Hipotireoidismo

 

O hipotireoidismo é o distúrbio na tireóide mais comum, que pode afetar pessoas de todas as idades e causa a queda na produção dos hormônios da tireoide, a triiodotironina (T3) e a tiroxina (T4).

 

Pessoas com hipotireoidismo podem apresentar:

 

- ganho de peso, ou dificuldade em perder peso;
- fadiga;
- perda de cabelo;
- pele seca;
- prisão de ventre;
- depressão ou ansiedade;
- sentir frio o tempo todo, mesmo vestindo roupas quentes;
- dores musculares e fraqueza (especialmente nos braços e pernas);
- concentração baixa;
- falta de ar ao menor esforço como subir escadas ou andar mais do que o habitual (também conhecido como intolerância ao exercício); entre outros.

 

Hipertireoidismo

 

A condição é conhecida como hipertireoidismo quando a glândula tireoide produz muito do hormônio tiroxina. Nesse caso, os pacientes podem perder peso drasticamente sem tentar fazer dieta ou fazer mais atividade física, e até mesmo com aumento de apetite.

 

Esses pacientes também podem ter palmas das mãos suadas e formigamento nas mãos.

 

Às vezes, os sintomas do hipertireoidismo são leves ou ausentes durante os estágios iniciais da doença, mas podem se desenvolver com o tempo. O início súbito de problemas de sono é o sintoma mais comum, mas podem aparacer outros sinais como:

 

- palpitações cardíacas ou outros batimentos cardíacos acelerados (geralmente mais de 100 batimentos por minuto)
- falta de ar com pouco esforço;
- intolerância ao calor (não tolera temperaturas quentes);
- evacuações frequentes, especialmente diarreia;
- fraqueza muscular que piora com o tempo e pode envolver dificuldade em se levantar de uma cadeira ou subir escadas, entre outros.

 

Prevenção e tratamento é possível

 

Os distúrbios na tireoide são comuns, podem afetar pessoas de qualquer idade, mas se tornam ainda mais comuns à medida que envelhecemos, afetando cerca de 5% das pessoas após os 60 anos.

 

A maneira mais eficaz de prevenir doenças da tireoide é manter um peso saudável e evitar fumar. Se você acha que algo pode estar errado com sua tireoide, entre em contato com um especialista imediatamente.

 

Quanto mais cedo você diagnosticar o problema, mais fácil será para corrigir e voltar aos seus objetivos de saúde.

 

Conecta Médico ajuda você a regular sua tireoide

 

Seja qual for o distúrbio na tireoide, existe o tratamento certo com medicamentos que amenizam os sintomas, na maioria dos casos.

 

Conte com a equipe de especialistas do Conecta Médico e consulte um médico de onde você estiver. Receba requisições de exames, receitas médicas por email e muito mais.

 

Basta acessar o site www.conectamedico.com.br ou baixar o app.

 

Acompanhe de perto as mudanças em sua saúde e melhore sua qualidade de vida um pouco mais a cada dia!