Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de 20 milhões brasileiros sofrem de transtorno de ansiedade e somos considerados o país mais ansioso do mundo. Também temos um alto índice de depressivos (mais de 12 milhões), ou seja, 5,8% da população, porcentagem acima da média global de 4,4%. O Brasil é o país mais deprimido da América Latina. É importante ressaltar que os dados são anteriores à pandemia da Covid-19.

 

 

Ficar confinado dentro de casa, sem sair para trabalhar ou se divertir, sem poder encontrar presencialmente amigos e familiares pode abalar profundamente nossos alicerces emocionais. O estresse do confinamento, o medo do contágio, a preocupação com o emprego e a saúde, as angústias com as notícias e a incerteza de quando poderemos retomar nossas vidas faz com que a relação com o mundo mude, assim como nossa interação social.

 

Brasil é o país mais ansioso do mundo

Brasil é o país mais ansioso do mundo

 

Com a ameaça do coronavírus, efeitos colaterais podem ser sentidos na esfera psicológica, como o estresse pós-traumático e o aumento da ansiedade, pois nossa tendência é enxergar os outros como um risco em potencial e a sensação de insegurança é coletiva. Surge, então, a necessidade de cuidarmos da nossa mente e sentimentos e procurarmos ferramentas onde vamos encontrar apoio, acolhimento e tratamento à distância.

 

ATENDIMENTO PSIQUIÁTRICO À DISTÂNCIA

 

A plataforma de telemedicina CONECTA MÉDICO propicia teleconsultas com psiquiatras por atendimento particular ou plano de saúde, com o objetivo de aproximar pacientes e médicos. Nós zelamos pela privacidade das informações trocadas e garantimos que o atendimento virtual ocorra em um espaço seguro.

Durante as videochamadas, é importante que as imagens sejam nítidas e que a transmissão delas e do som flua de forma harmoniosa para que o médico consiga avaliar o estado mental do paciente e levantar uma hipótese diagnóstica.

 

Conecta Médico: plataforma segura para tratamentos psiquiátricosO processo diagnóstico em psiquiatria é complexo e envolve a psicopatologia – estudo dos sintomas que compõem as síndromes que constituem os transtornos psiquiátricos – e a neurociência – área que analisa o funcionamento cerebral e sua relação com os comportamentos.

 

 

Conecta Médico: plataforma segura para tratamentos psiquiátricos

Além de analisar a estrutura psicológica, durante a teleconsulta, o psiquiatra precisa estar atento à história de vida do paciente, levando em conta o funcionamento familiar e como está inserido no meio social. Exames laboratoriais podem ser solicitados, pois alterações hormonais e outros quadros influenciam no humor, sendo interpretados como doença mental. O psiquiatra verifica todas as possibilidades e sugere o acompanhamento remoto para cada caso.

 

RECEITUÁRIO ONLINE

 

Caso seja necessário, o profissional de saúde pode realizar a prescrição online que é válida, inclusive, para medicamentos controlados (*). O paciente recebe a receita por SMS e quais são as farmácias mais próximas. Basta apresentar ao atendente, que, através do código de barras e do QR Code, terá acesso ao nome do médico e do paciente, ao medicamento prescrito e a posologia.

(*) Consulte seu médico, pois nem todos os medicamentos controlados podem ter prescrição online.

 

CUIDANDO DE NÓS MESMOS

 

Com a pandemia, depressão, transtorno de ansiedade, síndrome do pânico, estresse pós-traumático e compulsão alimentar estão ficando mais recorrentes, assim como o abuso de bebidas alcoólicas, drogas e remédios tranquilizantes para aliviar o sofrimento.

 

Algumas atitudes positivas podem nos auxiliar a manter nossa saúde mental. São elas:

 

  • Evitar o excesso de informação, priorizando canais confiáveis. Escolher um horário para acompanhar as notícias e tomar cuidado com o que é divulgado pelas redes sociais/WhatsApp.
  • Manter uma rotina saudável, mesmo diante das limitações, priorizando exercícios físicos, alimentação saudável e rotina do sono.
  • Criar momentos de lazer dentro de casa. Pode ser a leitura de um livro, um jogo de tabuleiro ou cartas, uma série de tv ou um novo hobby.
  • Não se distanciar de quem você gosta e manter os vínculos afetivo ativos. Interaja mais com familiares, faça videochamadas com os amigos e a turma do trabalho.
  • Organizar seus horários. Se estiver de home office, faça pausas para descanso e no horário do almoço. Também é importante saber a hora de acabar o expediente. Ter momentos de trabalho, descanso e lazer são imprescindíveis para preservar nossa saúde mental.