A asma é uma condição comum de longo prazo (crônica) que afeta as vias aéreas do corpo humano. As vias aéreas são os tubos que transportam o ar para dentro e para fora dos pulmões. 

 

A asma faz com que essas vias se tornem mais estreitas, o que dificulta a respiração. Essa doença também pode fazer com que as pessoas se sintam cansadas e indispostas, podendo afetar qualquer pessoa em qualquer idade, sendo mais frequente em crianças. 

 

Geralmente, é desencadeada por uma reação alérgica de algum tipo e pode ser agravada por diversos gatilhos, como: ácaros, ar frio, exercícios físicos intensos e até mesmo alimentos como leite e ovos.

 

A causa exata da asma ainda é desconhecida, mas acredita-se que seja devido a uma combinação de fatores como predisposição genética, fatores ambientais (como pólen ou poeira) e fatores de estilo de vida (como tabagismo).

Tipos de asma 

Existem dois tipos principais de asma: alérgica ou intrínseca e não alérgica/não intrínseca. Alérgica significa que seu sistema imunológico reage a certos gatilhos produzindo muco extra que bloqueia as vias aéreas. Intrínseca significa que você tem uma tendência hereditária de desenvolver asma, mas não necessariamente tem alergias; não alérgica/não intrínseca é apenas outro nome para "idiopático", o que significa que não está nítido o que causa esse tipo de asma

Sintomas da asma

Se você é diagnosticado com asma quando criança, pode descobrir que a condição melhora durante a adolescência e até na idade adulta, mas os sintomas geralmente retornam mais tarde.

 

Os sintomas mais comuns são:

 

  • tosse, especialmente à noite;

 

  • sibilos (um som de assobio no peito quando você respira);

 

  • falta de ar.

 

Algumas pessoas são mais sensíveis aos gatilhos do que outras. Por exemplo, se você sempre tem um ataque de asma em clima frio, mas não em clima quente, é provável que o ar frio seja um gatilho para você.

Prevenção da asma

Na maioria das vezes, a asma pode ser facilmente controlada seguindo as recomendações do seu médico e tomando a medicação prescrita todos os dias. Se você tem asma, provavelmente precisará tomar medicamentos regularmente para evitar ataques. 

 

Além de medicamentos preventivos, você também pode precisar de um medicamento de alívio que relaxe os músculos dos pulmões para que a respiração seja mais fácil para você durante um ataque. 

 

Inaladores respiratórios são frequentemente usados ​​como analgésicos porque ajudam a abrir as vias aéreas em seus pulmões para que seja mais fácil para eles absorverem oxigênio quando estão entupidos com muco causado por coriza ou sintomas de alergia.

 

Ainda é recomendado em muitos casos a prática de exercícios respiratórios como ioga e a ingestão de muito líquido (cerca de cinco a oito copos de água por dia).

Tratamento

Não há cura para a asma, mas a doença pode ser controlada com medicação e evitando coisas que desencadeiam ataques. 

 

Se você tem ataques graves com frequência, seu médico pode prescrever medicamentos preventivos para mantê-los sob controle. Na verdade, é recomendado que crianças com doença moderada a grave tomem medicamentos preventivos diários, bem como medicamentos de alívio quando precisarem.

Faça sua teleconsulta

Ao aprender sobre a asma, você pode estar mais preparado se você ou alguém que você conhece tiver um ataque. O mais importante é ter sempre o seu inalador consigo e tentar manter a calma em momentos de crise. 

 

Os ataques de asma podem ser muito graves e precisam de tratamento de emergência, por isso é sempre melhor procurar ajuda médica quando necessário. Se você está preocupado com o fato de seus sintomas piorarem com o tempo ou se tornarem mais difíceis de gerenciar, fale com seu médico o mais rápido possível!

 

Para manter sua saúde em qualquer lugar do mundo, acesse o site do Conecta Médico e escolha profissionais para receber a melhor orientação para seu caso. 


Entre em contato pelo nosso WhatsApp e conheça mais vantagens da nossa plataforma!