Após o nascimento de um bebê, os pais incluem em suas responsabilidades consultas frequentes ao pediatra para avaliar a saúde e o desenvolvimento do filho depois do parto e ao longo dos dois primeiros anos de vida. 

 

Porém, após esse período é comum que os pais só consultem um pediatra quando seus filhos apresentam algum sintoma visível. Esse hábito tem resultado em diagnósticos tardios de doenças como diabetes, doenças da tireoide, além de problemas de crescimento e  desenvolvimento motor e mental. 

 

O pediatra é o especialista que vai diagnosticar doenças, orientar e incentivar os cuidados com a saúde das crianças desde o seu nascimento até a adolescência. Por isso, recomenda-se que as consultas aconteçam: 

 

  • mensalmente para recém-nascidos e bebês até 2 anos; 

  • uma vez por semestre para crianças de 3 a 7 anos;

  • anualmente dos 8 anos até a adolescência. 

 

Se durante o intervalo de cada consulta a criança apresentar algum sintoma visível, os pais devem agendar uma consulta ou recorrer ao pronto atendimento com o especialista. 

 

Pediatria no Conecta Médico 

 

O Conecta Médico é uma plataforma de telemedicina que tem como missão facilitar o acesso a atendimento médico de qualidade para quem vive em regiões mais distantes ou possuem uma rotina agitada. 

 

Acesse o nosso site e saiba como a telemedicina pode ajudar você a cuidar da saúde do seu filho com apenas alguns cliques na tela do seu celular ou computador.