Dia 04 de fevereiro é o Dia Mundial do Câncer, iniciativa global, organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a data foi criada em 2000, por meio da Carta de Paris contra o câncer. Atualmente, 7,6 milhões de pessoas no planeta morrem em decorrência da doença a cada ano, sendo que 4 milhões têm entre 30 e 69 anos. Grande parte das mortes poderiam ser evitadas se medidas urgentes fossem tomadas para aumentar a conscientização sobre a doença e sua prevenção, além de desenvolver estratégias práticas para lidar com o câncer.
 
A adoção de um estilo de vida saudável e check-ups periódicos para o diagnóstico precoce da doença fazem muita diferença na vida dos pacientes. E a telemedicina está aí para ajudar no acompanhamento dos tratamentos de pacientes oncológicos.

 


O AVANÇO DA TECNOLOGIA NA LUTA CONTRA O CÂNCER

 

A telemedicina e a inteligência artificial são tecnologias que estão aproximando cada vez mais os pacientes de exames e tratamentos de qualidade. 

A Inteligência Artificial (IA) veio para promover grandes mudanças na saúde, pois os computadores são capazes de analisar dados de forma rápida e inteligente. Um exemplo na área da Oncologia é o projeto liderado por cientistas chineses que otimizou o rastreamento do câncer ao detectar com mais agilidade os linfonodos que são a primeira linha de defesa do sistema imunológico. Nos estudos, a I.A. conseguiu identificar os linfonodos em apenas 1,37 segundo – velocidade 100 vezes maior do que a de um radiologista analisando uma amostra de exame de ressonância magnética.

 

Tecnologia aproximando pacientes de exames e tratamentos

Tecnologia aproximando pacientes de exames e tratamentos

 

Já a telemedicina tornou-se um grande auxílio para ampliar a capacidade de atendimento de pacientes e atuar na prevenção e tratamento de doenças. É uma forma de aliar a tecnologia e a saúde com o monitoramento e acompanhamento de pacientes, troca de informações entre profissionais da saúde e análise de exames e diagnósticos, tudo à distância, como forma de apoio à medicina presencial.

 

 

TELEMEDICINA: OPÇÃO ÚTIL E EFICAZ

 

A telemedicina é uma poderosa ferramenta para prevenção do câncer, pois aproxima pacientes a especialistas, gerando mais acesso às informações sobre autocuidado e a um diagnóstico assertivo. A velocidade com que os resultados são fornecidos à equipe médica confere agilidade na emissão dos laudos, permitindo que o tratamento para a patologia identificada seja iniciado o quanto antes. No tratamento oncológico, os pacientes recebem monitoramento constante das condições de saúde, com supervisão remota, gerenciamento de sintomas, exames, consultas e cuidados paliativos.
 
Também é possível viabilizar o tratamento de pacientes com câncer em regiões com menos infraestrutura na área da saúde. Estas pessoas, geralmente, precisam se deslocar para grandes centros urbanos, devido à falta de médicos especializados em suas cidades, e as teleconsultas são uma excelente opção para um acompanhamento médico, evitando deslocamentos excessivos e melhorando o bem-estar de pacientes.

 

CONECTA MÉDICO

 

Ao utilizar uma plataforma de telemedicina adequada, como o Conecta Médico, pacientes realizam teleconsultas com os melhores especialistas e ainda têm a garantia que seus dados e exames ficarão guardados de forma segura, acessíveis apenas com identificação. 
 
Conforme regulamentado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o acesso à plataforma é feito por senha e as informações são criptografadas e armazenadas em nuvem. Com segurança e disponibilidade, os dados relacionados às teleconsultas poderão ser acessados de qualquer dispositivo e a qualquer momento somente por pessoas autorizadas.