A telemedicina vislumbrou um novo tipo de paciente, mais empoderado e preocupado com sua saúde. Além de aproveitar a tecnologia para fazer check-ups constantes com a facilidade de interagir virtualmente com médicos e outros profissionais de saúde, este novo perfil elege o autocuidado como objetivo de vida.

 

O autocuidado se refere às ações que exercemos física e mentalmente para promover melhor a qualidade de vida. Existe uma série de aplicativos que nos auxiliam a aperfeiçoar nosso estilo de vida, evitando hábitos ruins e situações de risco ao adotar atitudes saudáveis para prevenir doenças e alcançar mais bem-estar.

 

Por isso, no blog de hoje do Conecta Médico, fizemos uma lista destas tecnologias. Confira!

 

Aplicativos ajudam a estimular o autocuidado

Aplicativos ajudam a estimular o autocuidado

 

1. BEBER ÁGUA

O consumo correto de água é uma das principais recomendações de saúde, pois repõe o líquido perdido ao longo do dia com transpiração e urina e restitui os nutrientes necessários para o corpo funcionar melhor. Pessoas que ingerem pouca água são mais suscetíveis a cálculos renais, diminuição da saliva e podem até ter suas funções cognitivas afetadas.

 

Existem aplicativos que nos ajudam a lembrar de beber água, enviando alertas sonoros para cumprirmos nossas metas diárias de ingestão. Entre eles, podemos citar: o Saldo de Água, Water Drink Reminder e Aqualert.

 

2. EXERCÍCIO FÍSICO

Praticar exercício físico estimula o organismo a produzir endorfina (hormônio da felicidade), serotonina, dopamina e ocitocina que são fontes naturais de energia e motivação. E o smartphone se tornou um forte aliado na hora de nos exercitarmos.

 

Há vários tipos de aplicativos com este objetivo. O “7 Minutos Treino” proporciona treinamentos de circuito de alta intensidade, sendo ideal para quem tem pouco tempo. Já o “FitStar Personal Trainer” cria treinos personalizados de acordo com o perfil de cada usuário e oferece vídeos com dicas do jogador de futebol americano Anthony Gonzalez. Com aplicativos, como “Pocket Yoga”, “5 minutos de yoga” e “Ioga - Posturas e Aulas”, é possível realizar a prática, acompanhando imagens detalhadas de cada movimento e ouvindo uma narração didática. O aplicativo “Runtastic” usa o GPS para monitorar o desempenho de sua caminhada, corrida ou pedalada, medindo a distância percorrida, a duração do treino e a velocidade atingida, assim como a frequência cardíaca e as calorias queimadas.

 

3.ALIMENTAÇÃO CORRETA

A má alimentação é prejudicial à saúde, podendo ocasionar diversas doenças, como: obesidade, gastrite, colesterol elevado, hipertensão, osteoporose, problemas hormonais, além de aumentar a incidência de câncer. Além de realizar consultas à distância com nutricionistas usando a plataforma Conecta Médico, há vários aplicativos que estimulam uma nutrição mais natural e equilibrada nos auxiliando a emagrecer e conquistar maior longevidade e qualidade de vida.

 

Podemos citar o “MyFitnessPal”, que monitora a quantidades de gorduras, proteínas, carboidratos e colesterol consumidos e possui uma lista de alimentos que são rápidos e nutritivos. “O Dieta e Saúde” ajuda a reformular a educação alimentar, disponibilizando conversas com nutricionistas e realizando o acompanhamento dos alimentos ingeridos. O “Guia da Cozinha Light” disponibiliza receitas light de doces, salgados, saladas e sucos. Já o “Fabulous” mistura ações diárias de alimentação e exercícios, ensinando rotinas saudáveis aos usuários.

 

4. SAÚDE MENTAL

A Saúde mental não é apenas a inexistência de transtornos mentais, mas saber administrar emoções positivas e negativas quando nos vemos diante de determinadas situações. Neste sentido, a meditação pode nos auxiliar a ter uma vida mais saudável, permitindo um melhor controle da ansiedade e alívio do estresse. Entre os aplicativos que estimulam a prática estão: “Headspace”, “Medite.se”, “Calm”, “Zen” e “Serenidade”.

 

Para quem sofre de transtornos mentais como ansiedade, síndrome de pânico e depressão, o Conecta Médico oferece atendimento online com psiquiatras e psicólogos. Com nossa plataforma segura de telemedicina, encurtamos a distância entre pacientes e os melhores especialistas do Brasil inteiro.

 

5. EVITAR O TABAGISMO

Segundo o Ministério da Saúde, os cigarros contêm cerca de 4720 substâncias tóxicas, sendo uma delas, a nicotina, responsável pela dependência. As consequências vão além do câncer de pulmão e incluem: problemas cardiovasculares (hipertensão), doenças do trato respiratório (bronquite, enfisema, asma e DPOC), aneurismas cerebrais, entre outras enfermidades.

 

Um correto acompanhamento médico é fundamental para vencer o vício pelo cigarro, mas existem alguns aplicativos que servem como reforço. O “QuitNow! Quit smoking” traz dados sobre as substâncias tóxicas eliminadas, os efeitos benéficos alcançados com a interrupção do fumo e o valor economizado ao não comprar o produto. Os indicadores são baseados na Organização Mundial da Saúde (OMS). Outros aplicativos são: “Quit Smoking”, “Meu último cigarro” e “Zero Cigarro”.

 

6. EVITAR BEBER EM EXCESSO

O abuso de álcool compromete seriamente o bom funcionamento do organismo, podendo ocasionar doenças no fígado, problemas gastrointestinais, cardiovasculares e imunológicos, pancreatite, neuropatias periféricas, prejuízos cerebrais, anemias, osteoporose e câncer.  Além disso, é uma questão de saúde pública, pois parte dos acidentes de trânsito, comportamentos antissociais e violência doméstica estão relacionados ao vício.

 

Assim como o tabagismo, o alcoolismo demanda tratamento multidisciplinar que pode incluir a desintoxicação, o uso de medicamentos, aconselhamento psicológico, entre outros. Mas existem aplicativos capazes de orientar os usuários a não exagerar na bebida. Eles mostram os efeitos do álcool no organismo, podem aplicar testes para medir se uma pessoa está bêbada ou fazer uma estimativa da quantidade de álcool presente no sangue. Podemos destacar: o aplicativo dos alcoólicos anônimos, “Alcohol Calculator” e “Balcão da sobriedade”.