A pandemia trouxe à tona a importância da Telemedicina como ferramenta que conecta médicos a pacientes, promovendo atendimento à distância e garantindo o acesso a tratamentos. Mas as possibilidades da saúde digital vão muito além. Através do telemonitoramento, por exemplo, pacientes infectados pelos coronavírus estão usando, em casa, um oxímetro inteligente conectado com o celular. O aparelho mede a saturação de oxigênio e envia os dados coletados para uma plataforma digital. Se o médico perceber que os níveis estão baixos, pode tomar medidas para impedir o agravamento do quadro da Covid-19.

 

 

INTERNET DAS COISAS OU IOT

 

O exemplo relatado acima ocorre graças a Internet das Coisas ou IoT. A internet começou como uma rede de computadores que interligava centros de pesquisa e universidades. Com o advento dos computadores pessoais e smartphones, acabou se transformando em uma rede de pessoas e comunidades. O próximo passo, que já estamos acompanhando, é conectar vários tipos de objetos inteligentes, que vão interagir entre si e conosco para facilitar nosso dia a dia.

 

Este terceiro passo, chamado de Internet das Coisas, consiste em uma revolução tecnológica onde o mundo físico e o digital se tornam um só. Os dispositivos poderão se comunicar com os outros, com os data centers e com as nuvens. Deste modo, nós conseguiremos acumular dados com uma precisão muito maior e, como consequência, poderemos otimizar tempo, superar limitações das nossas rotinas e economizar recursos.

 

A medicina é apontada como uma das áreas que mais se beneficia com a Internet das Coisas, pois a precisão e quantidade de dados de saúde coletados tornará os diagnósticos e tratamentos mais precisos, aumentando nossa qualidade de vida. Os dispositivos conectados nas casas, empresas e hospitais ajudarão na personalização dos tratamentos e também garantirão uma maior conscientização do paciente com o aumento do autocuidado e da autonomia.

 

 

BENEFÍCIOS DO USO DO IOT NA ÁREA MÉDICA

 

  •  Registro autônomo de informações;
  •  Monitoramento contínuo do paciente;
  •  Facilidade no compartilhamento de dados;
  •  Maior acesso às informações sobre saúde;
  •  Armazenamento na nuvem;
  •  Histórico médico mais completo, resultando em diagnósticos assertivos;
  •  Fortalecimento de ações preventivas e de autocuidado.

 

CONHEÇA 10 DISPOSITIVOS INTELIGENTES (IOT) NA ÁREA MÉDICA

 

1. Marcapassos

Facilitam o acompanhamento dos pacientes cardíacos ao armazenar e enviar informações em tempo real sobre o sistema cardiovascular permitindo que o cardiologista faça o monitoramento à distância e intervenha se for preciso.

 

2. Monitor Contínuo de glicose

O aparelho analisa os níveis de glicose de diabéticos registrando padrões e apontando anormalidades. Os dados são instantâneos e precisos e podem ser monitorados à distância.

 

3. Lentes de contato

Pacientes com diabetes também podem contar com lentes, colocadas na pálpebra inferior, que medem a glicose através do fluido das lágrimas.

 

4. Pílulas-sensores

A PillCam COLON capta e transmite imagens do trato gastrointestinal ajudando no diagnóstico do câncer colorretal, já a Scripps Health espalha nano sensores na corrente sanguínea para mapear o sistema cardiovascular.

 

5. Sensor de unha

O dispositivo criado pela IBM é colocado na ponta dos dedos do paciente que sofre com Parkinson. Ele coleta dados da força de preensão da mão na realização das tarefas diárias possibilitando que o médico acompanhe e decida o tratamento mais assertivo.

 

6. Geladeira para vacinas

No Vaccine Smart Fridge, sensores conectados a uma plataforma digital monitoram em tempo real o estado e a quantidade das vacinas, garantindo que elas fiquem mais protegidas.

 

7. Leitos hospitalares

Auxiliam na acomodação, recuperação e diminuem o risco de queda ao enviar mensagens para os enfermeiros avisando que os pacientes não estão posicionados adequadamente.

 

8. Relógio inteligente

Desenvolvido pela farmacêutica Takeda, o dispositivo aplica testes com 90% de eficácia aos pacientes com depressão leve ou moderada para avaliar o humor e a capacidade cognitiva deles.

 

9. Óculos inteligentes

Através de algoritmos de identificação visual, eles descrevem ambientes e leem textos, facilitando o dia a dia dos deficientes visuais.

 

10. Pulseira rastreadora

Com o objetivo de garantir mais segurança e independência, pode ser utilizada em pacientes com Alzheimer para rastrear seu deslocamento e auxiliar caso se percam.

 

 

CONECTA MÉDICO

 

Vivemos em um mundo veloz: questões que antes envolviam deslocamentos, filas e muita morosidade, hoje, são resolvidas rapidamente graças à evolução da tecnologia. Ao facilitar a comunicação entre pacientes e médicos, propiciando atendimento de qualidade e, consequentemente, mais qualidade de vida, a telemedicina se tornou uma ferramenta imprescindível na atualidade. O CONECTA MÉDICO acredita em modelos de negócio que tornem o acesso à saúde mais digital, sem barreiras e de forma sustentável financeiramente.