Como acontece todos os anos, o mês de novembro é dedicado para reforçar a importância da conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção do câncer de próstata, sem esquecer que o câncer de pulmão, o colorretal e o de estômago também são perigosos e letais.

 

Criada na Austrália em 2003, a campanha “Novembro Azul” se espalhou pelo mundo com o intuito de incentivar a população masculina a cuidar da saúde, contribuindo para quebrar tabus e divulgando a necessidade de se realizar os exames preventivos.

 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre no Brasil pelo câncer de próstata a cada 38 minutos, algo em torno de 15 mil mortes por ano. A estatística vai além: cerca de um em cada seis brasileiros terão a doença ao longo da vida.

 

São dados que chamam atenção, pois vão de encontro ao preconceito que ainda existe contra os exames de prevenção. Um dos principais exames para o diagnóstico do câncer de próstata é o de toque retal, infelizmente, bastante rejeitado pela maioria dos homens.

 

Fique atento, pois o diagnóstico precoce pode salvar vidas!

 

 

CÂNCER DE PRÓSTATA

 

Principais sintomas

O câncer de próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma e, geralmente, quando os sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Os sintomas são:

 

 

Fatores de risco

É preciso ficar atento ao histórico familiar de câncer de próstata de parentes mais próximos, como pai, irmão e tio; homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer; e, por fim, a obesidade contribui de forma negativa aumentando as chances de adoecer.

 

Prevenção

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, ajuda a diminuir o risco de câncer e de outras doenças crônicas. Fazer atividade física, manter o peso adequado, identificar e tratar adequadamente a hipertensão, diabetes, colesterol, diminuir o consumo de álcool e não fumar ajuda bastante.

 

Cuidado com a saúde

 

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos devam procurar um profissional especializado para avaliação individualizada. Aqueles da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar os exames preventivos aos 45 anos.

 

O exame de toque retal permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Já o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico) funciona como um marcador tumoral que consegue constatar alterações na próstata. Os dois exames associados dão uma segurança de cerca de 90% ou mais, auxiliando no diagnóstico precoce da doença.

 

Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

 

Tratamento

O tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde do homem, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade, há a opção de fazer o que se chama de vigilância ativa: monitoramento da evolução da doença e intervenção apenas se houver necessidade.

 

FONTE:
Instituto Nacional do Câncer – INCA