A diabetes é uma doença que ocorre quando os níveis de glicose (açúcar) no sangue estão muito altos. A diabetes pode causar sérios problemas de saúde se não for tratada, por isso é importante prestar atenção aos sintomas e tomar medidas para prevenir ou controlar a diabetes desde o início.

 

Existem 2 tipos principais de diabetes: tipo 1 e tipo 2, além da diabetes gestacional.

Diabetes tipo 1

A diabetes tipo 1 é uma doença vitalícia que não pode ser prevenida. A diabetes tipo 1 é causada pelo sistema imunológico, atacando o pâncreas e tornando-o incapaz de produzir insulina.

 

No diabetes tipo 1, o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina por causa de uma resposta autoimune na qual o próprio sistema imunológico do corpo o ataca erroneamente. O diabetes tipo 1 afeta cerca de 10% das pessoas com diabetes, enquanto 90% têm diabetes tipo 2.

 

Você pode prevenir o diabetes tipo 1, mantendo seu corpo saudável. Se você tem um parente que tem a doença, pode estar em maior risco de desenvolvê-la, mas não é garantido que você a tenha.

 

Geralmente, começa durante a infância ou início da idade adulta, e é mais comum em pessoas com certos fatores genéticos ou membros da família que também tiveram.

 

O diabetes tipo 1 se desenvolve quando o corpo destrói suas próprias células produtoras de insulina no pâncreas. Isso significa que não há como produzir insulina suficiente para regular os níveis de açúcar no sangue, o que pode levar a complicações perigosas se não for tratado. 

Diabetes tipo 2

O diabetes tipo 2 é uma condição crônica que dura toda a vida e afeta a maneira como seu corpo transforma alimentos em energia. É causada por uma resistência à insulina, o hormônio que regula o açúcar no sangue em seu corpo.

 

As melhores maneiras de prevenir o diabetes tipo 2 são comer alimentos saudáveis ​​e se exercitar regularmente. 

 

Se você já tem diabetes tipo 2, há coisas que você pode fazer para ajudar a controlá-lo:

 

  • Manter uma dieta saudável com baixo teor de gordura e sal pode ajudar a manter os níveis de glicose no sangue estáveis ​​ao longo do dia;

  • Ser uma pessoa ativa todos os dias também é importante para manter a glicemia estável e prevenir complicações como doenças cardíacas ou derrames. Isso pode ser tão simples quanto caminhar pelo bairro por 30 minutos nos dias em que você não sente vontade de sair (ou até mesmo sair do sofá!). 

  • Definir um alarme para lembrar a si mesmo quando é hora de se exercitar todos os dias.

Diabetes gestacional

O diabetes gestacional é um tipo de diabetes que se desenvolve apenas durante a gravidez. É muito comum, afetando cerca de 7% de todas as mulheres grávidas – isso é cerca de uma em cada 14 gestações.

Agende sua teleconsulta

A diabetes é uma condição muito séria e deve ser tratada como tal. 

 

Com o tratamento adequado, você pode evitar que ela piore e até mesmo reverter os efeitos da diabetes em algumas circunstâncias.

Se você busca por orientação e atendimento humanizado, o Conecta Médico está aqui para você. Entre em contato pelo nosso WhatsApp e conheça mais vantagens do Conecta Médico para você e sua família hoje mesmo.