De 1971 a 1975, o Brasil enfrentou a maior epidemia de meningite de sua história, com os primeiros casos registrados no distrito de Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo. Durante esse período, o país foi acometido por dois tipos de meningite meningocócica: tipo C e tipo A. 

 

A falta de informação, consequência da censura aos meios de comunicação da época, foi um dos principais fatores para os altos índices de contaminação, uma vez que a população não tinha conhecimento sobre os modos de transmissão e prevenção. 

 

Somente no último ano da epidemia, quando o governo militar reconheceu a gravidade da situação, os números oficiais passaram a ser divulgados e finalmente a campanha de vacinação teve início. Em menos de uma semana, 90% da população brasileira foi vacinada. 

 

Tipos de meningite 

A meningite é uma inflamação que afeta as meninges - membranas que envolvem o cérebro e a espinhal e têm como principal função proteger o sistema nervoso - causada principalmente por vírus e bactérias. 

 

Há diferentes tipos de meningite e sua classificação é feita de acordo com o agente causador da doença: 

  • Meningite viral: como o nome sugere, é causada por vírus. É uma das mais comuns, apresenta riscos menores e muitas vezes o corpo se cura naturalmente, dispensando a necessidade de tratamento específico;
  • Meningite bacteriana: é o tipo mais grave resultante de uma bactéria que circula pelo sangue até chegar ao cérebro. Em alguns casos, provoca outro processo infeccioso pelo corpo, como uma infecção no ouvido;
  • Meningite meningocócica: causada pela bactéria meningococo e seus diferentes sorotipos, apresenta os sintomas comuns da meningite, mas pode causar também manchas na pele. Esse tipo de meningite deve ser tratada imediatamente, pois pode levar o paciente a óbito. 

Sintomas

Podemos destacar como os principais sintomas da meningite: 

– febre alta que surge subitamente;

– dor de cabeça forte;

– rigidez no pescoço;

– vômitos;

– confusão mental e dificuldade para se concentrar;

– convulsões;

– sensibilidade à luz;

– fraqueza; 

– perda de apetite.

 

Em bebês podem ser observados outros sintomas como:

 

– moleira tensa ou elevada;

– gemido quando tocado;

– inquietação com choro agudo;

– rigidez corporal com movimentos involuntários, ou corpo “mole”, largado.

 

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é feito a partir do relato dos sintomas, exames de sangue para identificar o agente causador, ou até mesmo raio-x e tomografia para a detecção de focos da infecção pelo corpo. 

 

Na maioria dos casos de meningite viral, por exemplo, não há a necessidade de iniciar tratamento. Já os casos de meningite bacteriana são geralmente tratados com antibióticos. 

 

A grande preocupação da meningite é a rapidez com que ela pode se agravar e trazer complicações ao quadro da doença. Por isso, é recomendado que o paciente consulte um médico assim que os sintomas aparecerem. 

 

O Conecta Médico ajuda no diagnóstico e tratamento da meningite

O Conecta Médico é uma plataforma gratuita de telemedicina que possibilita a realização de consultas médicas a distância, requisição de exames e receitas. Cuide da sua saúde de onde estiver: Baixe o aplicativo ou entre em contato para receber pronto atendimento com profissionais especializados.