A miocardite é uma doença causada pela inflamação do músculo do coração e ocorre com maior frequência entre os homens. Embora tenha cura, é uma das principais causas de morte súbita em pessoas com menos de 40 anos.

 

Para saber o que é miocardite, é importante saber a anatomia do coração. Esse órgão fundamental para o funcionamento do corpo é composto por quatro cavidades, sendo duas superiores chamadas átrios e duas inferiores denominadas ventrículos. 

 

Todas essas cavidades são envolvidas pelo músculo do coração, o miocárdio, e é nele que ocorre a inflamação chamada miocardite, dificultando o funcionamento adequado desse músculo cardíaco e prejudicando a chegada de sangue a outros órgãos do corpo.

 

Como a Miocardite acontece

 

O coração talvez seja o órgão mais importante para o nosso organismo, pois ele funciona como uma bomba que distribui o sangue para o corpo. O miocárdio, por sua vez, é responsável pela contração que acontece durante esse bombeamento.

 

Quando a miocardite ocorre, os movimentos do batimento cardíaco (contração e descontração) são prejudicados pela inflamação e podem desencadear problemas como arritmias e insuficiência cardíaca. 

 

Na maioria das vezes, a miocardite surge durante uma doença viral como gripe ou catapora, mas pode acontecer também em infecções por bactérias e fungos, porém em quadros muito avançados. 

 

A miocardite também pode ser decorrência de doenças autoimunes como Lúpus, uso de alguns medicamentos e consumo excessivo de bebidas alcóolicas.

 

Sintomas

 

Em casos leves, como em gripes e resfriados, a miocardite não manifesta sintomas. Já em casos graves, ela pode aparecer de outras formas, como por exemplo: 

 

  • - Dor no peito;

  • - Batimento cardíaco irregular;

  • - Sensação de falta de ar;

  • - Cansaço excessivo;

  • - Inchaço das pernas e pés;

  • - Tonturas.

 

É importante lembrar que a miocardite pode afetar as crianças com outros sintomas como febre, respiração rápida e desmaio. Quando isso acontecer, é recomendado consultar imediatamente o pediatra para observar o quadro e iniciar o tratamento correto.

 

Quando a miocardite surge durante uma infecção, pode ficar mais difícil identificar os sintomas. Por isso, é indicado que, se os sintomas persistirem por mais de três dias, o paciente vá até um hospital para avaliação médica e realização de exames. 

 

Como é feito o diagnóstico

 

Quando há suspeita de miocardite, o médico pode pedir que o paciente faça alguns exames como raio-X do tórax, eletrocardiograma ou ecocardiograma para verificar como está o funcionamento do coração. 

 

Esses exames são fundamentais, pois os sintomas podem ser provocados apenas pela infecção no organismo e não por alguma alteração no coração.

 

Além disso, podem ser solicitados exames laboratoriais como VSH, dosagem de PCR, leucograma e concentração dos marcadores cardíacos, como CK-MB e Troponina

 

Tratamento da Miocardite 

 

O tratamento da miocardite, na maioria dos casos, é feito em casa com repouso para reduzir a atividade do coração. Porém, simultaneamente se deve tratar de forma adequada a infecção que deu origem à miocardite e, por isso, pode ser recomendado o uso de antibióticos, antifúngicos ou antivirais.

 

Em casos mais graves de muitas alterações no funcionamento do coração, pode ser necessária a internação e a prescrição de medicação intravenosa diretamente ou colocação de aparelhos, como marcapasso, que ajudam o coração a trabalhar.

 

Para estar com a saúde em dia e ter uma boa qualidade de vida, é fundamental o acompanhamento médico constante, fazer check-ups periódicos e manter uma boa alimentação para fortalecer a imunidade. 

 

No Conecta Médico, você faz consultas médicas a distância, recebe requisições de exames e cuida da sua saúde de onde estiver. Acesse o site e conheça as vantagens da telemedicina.