A osteoporose é uma doença caracterizada pela redução da densidade óssea, tendo como consequência o aumento do risco de fraturas, principalmente nas regiões do quadril, da costela e do colo do fêmur. 

 

Os ossos são compostos por complexos minerais com cálcio,  formados por células chamadas osteoclastos que reabsorvem as áreas envelhecidas e com a ajuda dos osteoblastos realizam uma constante renovação celular e produzem ossos novos.

 

Esse ciclo permanente é responsável pela reconstituição dos ossos quando há alguma fratura e explica como a cada dez anos, em média, o esqueleto humano inteiro é renovado. 

 

Você já deve ter notado que os casos de osteoporose são mais comuns em pessoas mais velhas. Isso acontece, porque com o tempo a absorção de células velhas aumenta enquanto a renovação das células ósseas diminui, deixando os ossos mais porosos e menos resistentes. 

 

O nível de perda de massa óssea pode ser classificado em leve, chamada osteopenia, e as de maior gravidade são chamadas de osteoporose, que é a responsável por fraturas espontâneas ou causadas por pequenos impactos. 

 

Como uma condição relacionada ao envelhecimento, a osteoporose pode afetar homens e mulheres. No sexo feminino, acontece especialmente após a menopausa devido a queda de produção do hormônio estrógeno. 

 

Mas quais são os fatores de risco da osteoporose? 

 

  • Histórico familiar da doença;

  • Pessoas de pele branca, baixas e magras;

  • Deficiência na produção de hormônios;

  • Uso de medicamentos à base de cortisona, heparina e no tratamento da epilepsia;

  • Alimentação deficiente em cálcio e vitamina D;

  • Baixa exposição à luz solar;

  • Imobilização e repouso prolongados;

  • Sedentarismo;

  • Tabagismo;

  • Consumo de álcool;

  • Certos tipos de câncer;

  • Algumas doenças reumatológicas, endócrinas e hepáticas.

E quais são os sintomas? 

 

A osteoporose é uma doença silenciosa, que geralmente é notada quando se encontra em uma fase mais avançada ou com a fratura espontânea de um osso poroso e enfraquecido.

 

Prevenção e diagnóstico 

 

As ações preventivas da osteoporose devem ser tomadas desde a infância, principalmente na adolescência, pois até os 20 anos nosso esqueleto está 90% pronto e é possível garantir a formação de uma massa óssea consistente. 

 

Para isso, é preciso ter uma alimentação rica em cálcio, tomar sol para fixar a vitamina D e praticar exercícios. No caso das atividades físicas, a contribuição é a proteção do tônus e massa muscular, assim como no equilíbrio.  

 

O diagnóstico é feito a partir de exames laboratoriais e de imagem como a densitometria óssea para medir a densidade mineral dos ossos localizados na coluna lombar e no fêmur para compará-la com os valores de referência. 

 

Como tratar? 

 

O tratamento da osteoporose deve ser feito após descobrir qual a sua causa para que ele seja o mais assertivo possível e tenha como objetivo evitar quedas, diminuir as dores e manter a função óssea.  

 

Se você possui algum dos fatores de risco, ou deseja fazer um check-up médico para cuidar da sua saúde, acesse o Conecta Médico e agende uma teleconsulta com um de nossos especialistas.