Mesmo nesta época de pandemia, é muito importante manter a regularidade no acompanhamento médico de crianças e adolescentes para avaliar o desenvolvimento deles e as transformações presentes em cada etapa de suas vidas. Consultas frequentes com o pediatra são a melhor estratégia de cuidado integral e acabam refletindo na qualidade de vida não só durante a infância, mas quando os pacientes se tornam adultos.

 

A telemedicina se mostra importante aliada dos pais na hora de procurar atendimento adequado para seus filhos. Assim como na consulta presencial, no atendimento à distância, os responsáveis participam da videochamada junto com os pequenos para relatar sintomas e fornecer as informações necessárias para a correta avaliação online do pediatra.

 

Pediatra online: cuidado integral que reflete na qualidade de vida da criança

Pediatra online: cuidado integral que reflete na qualidade de vida da criança

 

Além de oferecer tratamentos para doenças e incômodos – como febre, coriza, tosse, dor de ouvido, dor de garganta, machucados, manchas na pele e diarreia – durante as teleconsultas, o pediatra atua em diferentes aspectos relacionados ao bebê/criança: 
 

  • Crescimento – estatura e peso da criança são medidos em casa pelos responsáveis com balança e fita métrica. Os dados são comparados com o que é previsto para a idade, conforme a curva de crescimento. O pediatra pode recomendar mudanças na dieta, vitaminas e pesquisar problemas hormonais, de acordo com o crescimento do paciente. No CONECTA MÉDICO, o histórico médico da criança fica guardado na própria plataforma, podendo ser acessado com login e senha, quando for necessário. 

 

  • Alimentação - dietas saudáveis devem ser incentivadas na infância para prevenir diversas doenças na vida adulta. O pediatra passa instrução sobre os alimentos adequados e não recomendados para cada fase.

 

  • Desenvolvimento – o médico online analisa se as habilidades motoras e cognitivas previstas para a idade foram adquiridas pela criança. 
     

  • Vacinação – apesar de não existir previsão para vacinar crianças contra o coronavírus, houve um aumento de doenças contagiosas antes erradicadas. A imunização evita enfermidades que podem ter consequências sérias. Nas teleconsultas realizadas na plataforma CONECTA MÉDICO, é possível enviar arquivos para o pediatra, como a foto da caderneta de vacinação, por exemplo. 

Há tempos, os pais estabelecem uma relação mais próxima com os pediatras, trocando mensagens em busca de orientação. No entanto, por conta da segurança, é preciso ter cuidado ao usar aplicativos de bate-papo para elucidar dúvidas e realizar teleconsultas. O próprio WhatsApp, em suas políticas de uso, coloca de forma explícita que não deve ser utilizado para a telemedicina. Os riscos são grandes, tanto para pais/filhos quanto para pediatras: 

 

  • Invasão da conta - Um hacker pode gravar as “teleconsultas” e ler as mensagens trocadas;

  • Roubo da conta - Um bandido acessa o WhatsApp do médico pelo celular roubado e interage com os pacientes;

  • Wi-fi público - Ao se conectar a uma rede pública, informações pessoais podem ficar expostas a ataques cibernéticos.

Para o profissional de saúde, o uso de plataforma adequada para a telemedicina é a melhor forma de oficializar a relação médico-paciente e regulamentar que os atendimentos virtuais fiquem em compliance com o CFM e a LGPD.

 

Mas não é só isso. Uma plataforma de telemedicina ajuda também a organizar a agenda do médico. Em um primeiro momento, a facilidade de interação dos aplicativos de bate-papo pode seduzir, já que o pediatra se mostra disponível. No entanto, a prática pode passar a ideia de plantão constante: não há limite no horário e nem na quantidade de mensagens trocadas e os pais esperam um retorno rápido do pediatra. 

 

O CONECTA MÉDICO conta com agendamento online, então, o médico disponibiliza os horários em que está livre e consegue prever quando será seu atendimento à distância, podendo, inclusive, mesclá-lo com consultas presenciais.

 

Para pais e filhos, os benefícios são muitos: a telemedicina dispensa deslocamento, possibilitando que o atendimento se encaixe na rotina e evitando o estresse de pegar filas em consultórios, de se aglomerar e entrar em contato com outras crianças doentes na sala de espera. 

 

PRESCRIÇÃO ONLINE

Além disso, caso o pediatra conclua durante o teleatendimento que a criança precise de medicação, a nossa plataforma oferece prescrição online. A receita digital chega por SMS nos celulares dos responsáveis e é válida para todo o território nacional, facilitando a compra dos remédios nas farmácias.