A oftalmologia é a área da medicina responsável pelo cuidado da saúde ocular desde a parte clínica, cirúrgica e com diversos exames, permitindo que o oftalmologista possa estudar, diagnosticar e tratar doenças que atingem os olhos e prejudicam a visão. 

 

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 6,5 milhões de pessoas no Brasil têm deficiência visual, sendo 1,6 milhão afetadas pela cegueira, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

 

Em uma sociedade com grande presença das telas na rotina de crianças, jovens e adultos, o check-up oftalmológico é fundamental para evitar e tratar com assertividade doenças oculares como a miopia, hipermetropia, astigmatismo, ceratocone e catarata.

 

Uma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha-AbbVie, em outubro de 2021, indicou que embora metade da população brasileira tenha alguma dificuldade para enxergar, 58% não tinha o hábito de consultar o oftalmologista uma vez ao ano, 34% fez uma consulta há dois anos ou mais e um terço dos brasileiros declarou que não vai ao especialista. 

 

Quando ir ao oftalmologista?

 

A frequência para consultas com o oftalmologista varia de acordo com a idade e condição de saúde, mas em geral é recomendado: 

 

Bebês e crianças: a cada seis meses nos dois primeiros anos de vida. Após essa faixa etária, deve ser feita uma consulta anual até que a criança complete 8 ou 9 anos de idade, quando o desenvolvimento da visão é concluída;

 

Jovens e Adultos:  as consultas e exames devem ser realizados pelo menos 1 vez por ano;

Pessoas com problemas oculares ou com histórico familiar: devem consultar o oftalmologista a cada seis meses ou conforme recomendação do especialista. 

 

Idosos: uma vez por ano ou regularmente em períodos menores.

 

Porém, se você apresentar sintomas como dores de cabeça, coceira, ressecamento (sensação de areia nos olhos) ou vermelhidão, deve agendar uma consulta imediatamente, para avaliar a causa e evitar o desenvolvimento de outras inflamações e infecções. 

 

Doenças oculares mais comuns

 

As doenças mais comuns relatadas em consultórios oftalmológicos são a miopia, hipermetropia, astigmatismo, catarata e ceratocone. Porém, outras patologias podem afetar a saúde dos olhos como: 

 

  • Degeneração Macular;

  • Estrabismo;

  • Retinopatia Diabética;

  • Ambliopia;

  • Presbiopia. 

Conecta Médico e o cuidado da sua saúde ocular

 

No Conecta Médico você pode realizar consultas com especialistas em oftalmologia de onde estiver, receber requisições de exames e receitas médicas por email. Basta acessar o site www.conectamedico.com.br ou baixar o app. 

Cuide da sua saúde ocular e garanta uma melhor qualidade de vida hoje mesmo.