Bem-estar e valorização da saúde
Bem-estar e valorização da saúde

A qualidade de vida representa um desafio enorme para a maioria das pessoas. O termo tem um significado bem abrangente e pode estar associado à autoestima, ao bem-estar pessoal que compreende não só a saúde física, mas também o estado psicológico, nível de independência, as relações em casa, na escola e no trabalho, a atividade intelectual, o autocuidado, além de valores culturais, éticos e religiosos. Em resumo, qualidade de vida é a satisfação do indivíduo no que diz respeito à sua vida cotidiana.

 

Separamos alguns fatores que englobam a qualidade de vida e poderão ajudar você a ter uma vida mais saudável. Confira!

Saúde física

 

Sabemos que ela está relacionada à uma alimentação correta, com dieta variada e balanceada, e à prática de exercícios físicos. Isso porque estes hábitos não só previnem doenças, como também trazem benefícios ligados ao bem-estar, como: qualidade do sono, perda de peso, melhora da autoestima, diminuição da ansiedade etc.

 

Nutricionistas fazem recomendações simples:

 

  • Ingerir de seis a oito copos de água por dia, independentemente de estar acostumado a consumir chás e sucos. E hidratar-se mesmo quando não estamos com sede;
  • Fazer as três refeições diárias e lanches nos intervalos para não ficar muito tempo sem comer. Manter uma rotina com horários corretos faz toda a diferença;
  • Evitar dietas malucas e restritivas que acabam prejudicando a sua saúde e baixam a imunidade.
  • Não comer açúcar em excesso e reduzir as gorduras por conta da diabetes e colesterol. E vale também não abusar de bebidas alcóolicas.


Já a prática de atividades físicas, sem exageros e com orientação de um profissional, faz com que nos sintamos dispostos com mais força, equilíbrio, flexibilidade e resistência. Ou seja: que tal adotar pequenos hábitos como ao invés de usar o elevador, subir e descer escadas; ao invés de pedir para alguém buscar algo para você, vá você mesmo e aproveite para se movimentar.

 

Não podemos deixar de citar que realizar exames de rotina é imprescindível. Homens e mulheres, especialmente acima de 35 anos, devem fazer check ups anuais com o objetivo de detectar doenças em estágio inicial, pois quanto mais cedo se descobre qualquer alteração nos exames, maiores as chances de cura!

 

Saúde mental e relações sociais

 

A saúde mental ganhou destaque por conta da falta de tempo, pressão por resultados e irritações constantes que muitos de nós vivemos. Como consequência, presenciamos o aumento de casos de estresse crônico, burnout, ansiedade e depressão.

 

Manter o equilíbrio exige força de vontade. Para evitar conflitos familiares ou no trabalho, é preciso saber lidar com as diferenças e com as frustrações, pois não poderemos ter tudo aquilo que desejamos e/ou idealizamos.

 

Uma pessoa com a saúde mental debilitada pode ter dificuldades em manter relacionamentos amorosos, desempenhar suas funções profissionais, ficando mais propensa à dependência de drogas e de álcool e a contrair doenças infecciosas, autoimunes ou alergias. Por isso, tente:

 

  • Manter boas relações com as pessoas que te rodeiam;
  • Ter uma vida amorosa satisfatória;
  • Não remoer problemas do passado;
  • Não se cobrar exageradamente;
  • Trabalhar com aquilo que lhe dá prazer;
  • Procurar ajuda de um profissional, se necessário.


O Conecta Médico é muito mais que uma plataforma de telemedicina. Nós queremos acompanhar sua jornada de saúde para que você tenha uma vida de qualidade, buscando o equilíbrio e entendendo a relação entre saúde física e mental.