Nem sempre o profissional de saúde se sente confortável com o ambiente digital: pode ser que surja certa insegurança ao lidar com a plataforma de telemedicina e preocupação com sua performance diante da câmera do computador. Até poucos anos, a formação tradicional em Medicina priorizava consultas presenciais e médicos com ampla experiência em consultórios físicos, hospitais e clínicas não tinham tanta facilidade para lidar com a tecnologia envolvida em consultas remotas.

 

Quando falamos em atendimento médico online estamos falando em interação por videochamada dentro de um contexto e prática profissional. Para tanto, o médico deve encarar o atendimento com toda seriedade como se fosse presencial e garantindo que tudo o que a câmera está captando e transmitindo esteja alinhado com seu perfil profissional.

 

Mas antes de falar na performance propriamente dita, vamos pontuar alguns aspectos técnicos que precisam estar ajustados para que a teleconsulta aconteça sem interrupções e travamentos.

 

Para uma boa teleconsulta, tecnologia e comunicação devem ser levadas em conta

Para uma boa teleconsulta, tecnologia e comunicação devem ser levadas em conta.

 

 

Qual plataforma mais adequada para minha teleconsulta?

Antes de oferecer atendimento por telemedicina aos seus pacientes, é importante frisar que não é qualquer aplicativo ou software de conversa adequado à prática médica online. Por isso, escolha uma plataforma desenvolvida exclusivamente para o ato médico conectado e fique em conformidade com a LGPD e o CFM com a garantia que seus dados sensíveis e os dos pacientes estarão totalmente protegidos.

Na plataforma gratuita Conecta Médico, o profissional de saúde também aproveita os benefícios da prescrição online, válida para todo o território nacional, que os pacientes recebem por SMS e facilitam compra dos medicamentos nas farmácias.

 

Qual melhor dispositivo?

A plataforma Conecta Médico funciona em todos os dispositivos: computadores, tablets e smartphones (IOS + Android). No entanto, nós aconselhamos para o médico o uso de notebook ou desktop enquanto o paciente pode optar o que for mais confortável para ele.

 

Usando computador, a imagem do profissional de saúde é mais estável (não treme tanto), pois o equipamento fica obrigatoriamente apoiado. Além disso, o médico ficará mais confortável para fazer suas anotações (anamnese) e realizar suas prescrições online, sem ter que fazer “malabarismos” segurando o celular com uma mão enquanto escreve no teclado com a outra.

 

Bateria: Caso a sua escolha seja um laptop, verifique se a bateria dele está devidamente carregada. Se for possível, conecte o aparelho na tomada para que a energia não acabe quando você estiver falando algo importante para seu paciente.

 

Conexão: Alguns minutos antes da teleconsulta, é importante checar sua conexão, principalmente se você estiver em um local diferente do que normalmente usa para seus atendimentos remotos. Se perceber que o Wi Fi está lento, uma boa ideia é conectar seu computador diretamente ao modem, usando o cabo apropriado porque isso melhora a estabilidade da internet. Caso nem com o cabo a rede funcione adequadamente, é possível rotear seu celular, aproveitando a internet dele em seu notebook/computador.

 

Horário: se possível, entre alguns minutos antes à sala de teleconsultas para se certificar que está tudo pronto para começar a chamada de vídeo.

 

Comunicação assertiva com o paciente durante a videochamada

Agora que já garantimos que a teleconsulta não vai travar e nem cair, podemos levantar alguns pontos que fazem a diferença em como o médico está se comunicando com seu paciente.

 

Roupas: atenda seu paciente com a mesma vestimenta que você utiliza em seu consultório, pois assim você transmitirá mais segurança para ele. Caso não seja possível, evite roupas informais que chamem atenção, afinal seus pacientes devem focar em suas expressões faciais e não nas peças em que você está vestindo. Cuidado com estampas que causam efeito visual ruim no vídeo como: listras, poá e xadrez.

 

Privacidade: esteja em um ambiente reservado e certifique-se que seu paciente também. Se você estiver atendendo do seu domicílio, avise aos familiares que estará em uma chamada de vídeo, evitando assim ser interrompido. Para não perder tempo, o ideal é já deixar preparados dois lugares fixos para suas teleconsultas: um no consultório físico e outro em seu domicílio.

 

O ambiente: O cômodo deve estar arrumado. Lembre-se de que o paciente está prestando atenção em você, mas também consegue ver o que está atrás, ou seja: um fundo bagunçado pode atrapalhar a fluidez da consulta, passando a impressão de que você não se preocupou em escolher um local apropriado para a videochamada. O ideal é que o fundo seja uma parede limpa e clara. Caso você queira caprichar na “decoração”, coloque um quadro ou uma estante organizada de livros. Cores chamativas e brilho devem ser evitados, pois roubarão a atenção e tirarão os olhos do paciente de você.

 

Iluminação: evite uma janela atrás de você que tornará seu rosto escuro. A iluminação deve ser frontal e suficiente para que o paciente veja seu rosto com clareza. Também não exagere a ponto de deixar a imagem muito contrastada.

 

Som: após encontrar um local silencioso, utilize headset ou fone com microfone, pois estes equipamentos filtram os ruídos. Como sempre há um delay na transmissão, faça uma pausa maior do que o usual e espere alguns segundos para começar a falar depois que o paciente se silenciou. Fale sempre em alto e bom som e capriche na dicção.

 

Evite distrações:

A vantagem em escolher um local com pouco barulho é a diminuição nas distrações, garantindo que você fique concentrado na videochamada. Coloque o seu celular em modo avião, feche outros programas ou janelas do navegador, evitando avisos sonoros durante a teleconsulta.

 

A câmera:

Certifique-se de que a câmera que será usada esteja devidamente limpa para garantir a qualidade da imagem e evitar regiões embaçadas ou escurecidas no seu vídeo.

 

Enquadramento:

Coloque a câmera do computador no mesmo nível dos seus olhos para que você esteja olhando diretamente para ela e não para baixo, o que gera uma imagem estranha. Este posicionamento cria uma impressão mais natural, fazendo com que os pacientes possam olhar em seus olhos e ver bem suas expressões faciais. Para encontrar a altura ideal do computador e ajeitar enquadramento, você pode usar livros ou, então, suportes para notebook. Posicione-se diante da câmera de forma que a maior parte do ambiente fique coberto pelo seu corpo e que seu rosto esteja aparecendo por completo.

 

Fale olhando para a câmera:

Por mais que exista um desconforto inicial, tente encarar a teleconsulta como algo habitual. Nós geralmente olhamos para os olhos do paciente ou para nossa pequena imagem que está aparecendo na videochamada. Mas de tempos em tempos, tente olhar direto para a câmera do computador porque somente assim parece que você está olhando nos olhos do seu paciente. Se possível, evite olhar para a sua própria imagem para não ficar assistindo a si mesmo de forma crítica. Preste também atenção à sua postura e tente agir com naturalidade, respondendo atentamente todas as perguntas e demonstrando interesse pelo o que o paciente está relatando.

 

Acompanhante: assim como no consultório físico, se houver necessidade, o acompanhante pode ficar ao lado no paciente durante a teleconsulta. Devemos registrar a presença dele no prontuário médico.

 

Prontuário: todas as informações da teleconsulta devem ser registradas no prontuário físico ou online, assim como você faria com um atendimento presencial.

 

O Conecta Médico deseja para você uma boa teleconsulta!