O cuidado com a saúde do time de colaboradores é um desafio para a área de Recursos Humanos das empresas, pois o bem-estar físico e mental dos profissionais influencia diretamente na produtividade das instituições. Enfermidades diminuem o rendimento da equipe, impactando negativamente em faltas e gerando afastamentos por saúde.

 

 

fatores da rotina corporativa que são insalubres e prejudicam a qualidade de vida, tais como:

 

- Ambiente de trabalho desfavorável, sem instalações e materiais adequados, nem equipamentos de segurança;

 

- Estresse ocasionado por má gestão dos colaboradores, jornadas longas, metas inatingíveis, competição exagerada e falta de perspectiva de evolução de carreira;

 

Investir na gestão de saúde vai além do que contratar um convênio empresarial. Existem programas focados em garantir que os colaboradores tenham as boas condições de saúde para o desenvolvimento de suas atividades. Estas ações sistêmicas incentivam práticas capazes de assegurar a integridade física e emocional dos trabalhadores desde a admissão até o desligamento, enfatizando a importância de avaliações periódicas e iniciativas de prevenção a doenças.

 

Planos corporativos em academias, o incentivo de esportes e outras atividades ajudam a melhorar o condicionamento físico dos colaboradores e a reduzir os níveis de estresse. Assim como são importantes os programas que focam em uma alimentação saudável e na transformação de comportamentos insalubres em positivos, como:

 

a) Tabagismo: a conscientização sobre os malefícios do cigarro é fundamental para a saúde dos funcionários. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) R$ 39,4 bilhões são gastos no Brasil com despesas médicas de fumantes e R$ 17,5 bilhões com perda de produtividade relacionada ao tabagismo, como: incapacidade ou morte prematura.

 

b) Obesidade: as repercussões no desempenho profissional são negativas, já que a obesidade aumenta o risco de desenvolver hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, artrite e artrose, refluxo esofágico, tumores de intestino e vesícula, entre outros.

 

c) Vacinação: Segundo pesquisa publicada no Journal of The American Medical Association (JAMA), as campanhas focadas nos vírus circulantes auxiliam a reduzir em 32% as faltas ao trabalho

 

d) Saúde mental: um a cada cinco colaboradores podem sofrer de alguma enfermidade mental que impacta diretamente no ambiente corporativo, gerando perda de produtividade e aumento de faltas.

 

 

E COMO A TELEMEDICINA INFLUENCIA POSITIVAMENTE O CUIDADO COM A SAÚDE DOS COLABORADORES?
 

A telemedicina é uma facilitadora da saúde corporativa, pois a tecnologia simplificou uma série de processos e permitiu que as pessoas aumentem seus cuidados médicos e, ao mesmo tempo, economizem tempo e dinheiro. As teleconsultas possibilitam avaliar e acompanhar as condições de saúde dos funcionários, sem que eles percam a jornada de trabalho com deslocamentos desnecessários até consultórios médicos. Com check-ups periódicos à distância é possível diagnosticar doenças no início e realizar tratamentos com os melhores especialistas, garantindo um maior equilíbrio físico e mental do time.

 

Além disso, o departamento de Recursos Humanos consegue monitorar grupos de risco e elencar os problemas de saúde que mais impactam nos custos da empresa que, por sua vez, pode realizar um trabalho mais efetivo mostrando a importância de exames periódicos, quais os sintomas de doenças comuns e como combatê-las.

 

Os colaboradores ainda podem ter os resultados de exames analisados remotamente, além de conseguirem tirar dúvidas com seus médicos de forma online, segura e eficiente!

 

A telemedicina é uma aliada da saúde corporativa

 

CONECTA MÉDICO

 

Somos uma plataforma de telemedicina que encurta a distância entre os melhores especialistas e seus colaboradores, propiciando atendimento médico remoto tanto por plano de saúde quanto através de consultas particulares. E, caso haja a necessidade de tomar medicamentos, o Conecta Médico disponibiliza a prescrição online onde o profissional de saúde prescreve o remédio e o paciente recebe a receita por SMS. Também oferecemos atendimento online com psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas, tornando o cuidado com a saúde dos seus colaboradores ainda mais completo.

 

Nós, do Conecta Médico, acreditamos que o cuidado com a saúde dos profissionais é capaz de melhorar a produtividade das instituições, gerando mais satisfação para os colaboradores que trabalham nelas. Um projeto de saúde corporativa deve incluir a telemedicina e abranger atividades que incentivem práticas saudáveis que promovam o bem-estar de todos, investindo na qualidade de vida dos colaboradores com a prevenção de doenças e acidentes.