O estresse para atingir metas difíceis, jornadas de trabalho longas, competição exagerada e a falta de perspectiva de evolução de carreira são alguns obstáculos enfrentados pelos colaboradores durante a rotina corporativa. Somados a hábitos prejudiciais (tabagismo, sedentarismo, alimentação desbalanceada e doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e depressão) tornam a questão da saúde um desafio que precisa ser encarado pelas empresas.

 

A saúde física e mental é fundamental para o rendimento dos colaboradores
A saúde física e mental é fundamental para o rendimento dos colaboradores

A telemedicina surge neste contexto para promover a prevenção e o cuidado com a saúde impactando na melhoria da qualidade de vida dos funcionários e, como consequência, a produtividade e motivação deles.

 

Com as inúmeras facilidades que o atendimento remoto proporciona, as organizações que adotaram a telemedicina estão trazendo mais inovação e praticidade para o acompanhamento da saúde física e mental dos seus funcionários.

 

São muitos os benefícios da saúde conectada no ambiente corporativo, entre eles otimização de recursos e tempo, redução de custos e a padronização de processos.

 

 

Mais qualidade de vida para a equipe colaboradores

 

Enfermidades diminuem o rendimento da equipe, impactando em faltas, gerando afastamentos por saúde e afetando a produtividade das empresas, o que acaba preocupando muito o departamento de RH. Entre os fatores que prejudicam a qualidade de vida dos funcionários, podemos citar: ambiente de trabalho desfavorável e o estresse ocasionado pela má gestão dos colaboradores.

 

Investir na gestão de saúde é mais do que contratar um convênio empresarial e tratar a doença. É pensar em prevenção de enfermidades e promoção de bem-estar por meio de programas que incentivem práticas capazes de assegurar a integridade física e emocional dos trabalhadores com o objetivo de enfatizar a importância de avaliações periódicas e cuidados de saúde integral.

 

Entre as ações, estão planos corporativos em academias, o incentivo aos esportes, programas que foquem em uma alimentação saudável e nas consequências negativas do sedentarismo, ações de conscientização sobre os malefícios do tabagismo e do alcoolismo, palestras sobre saúde mental, entre outros.

 

Por isso, é tão importante que o departamento de Recursos Humanos monitore os colaboradores dos grupos de risco e faça um levantamento dos problemas de saúde que mais impactam na empresa para realizar um trabalho mais assertivo de promoção de saúde e prevenção de doenças comuns.
 

 

A telemedicina como facilitadora da saúde corporativa

 

Com o avanço da tecnologia, muitos processos foram simplificados, o que fez com que as pessoas aumentassem seus cuidados médicos e, ao mesmo tempo, economizassem tempo e dinheiro.

 

A telemedicina permite o acompanhamento das condições de saúde dos funcionários, sem que eles tenham que se ausentar para realizar deslocamentos desnecessários até consultórios médicos. Além disso, os check-ups periódicos à distância possibilitam que enfermidades sejam diagnosticadas no início e tratamentos sejam acompanhados de forma online para proporcionar a saúde física e mental dos colaboradores que podem ter seus resultados de exames analisados remotamente e tirar dúvidas com os médicos.

 

O Conecta Médico é uma plataforma que encurta a distância entre pacientes e médicos e profissionais de saúde, como psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas, proporcionando um cuidado integral com a saúde. Por meio de teleconsultas em um ambiente seguro que permite a prescrição online, é possível melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.