O dia 26 de abril é conhecido como o Dia de Prevenção à Hipertensão Arterial. A enfermidade é caracterizada pelo aumento da tensão das paredes das artérias sobre o sangue que passa pelo seu interior, exercendo maior esforço do que o normal e impactando diretamente os órgãos vitais do organismo, como coração, cérebro e rins.

 

⚠️ Ao contrário do que muitos pensam, ela é uma doença assintomática, o que representa um grande perigo para os pacientes.

⚠️ A pessoa é considerada hipertensa quando sua pressão arterial fica constantemente acima de 14 por 9 em repouso.

 

No Brasil, a doença atinge 36 milhões de adultos – o equivalente a 32,5% da população acima de 18 anos–, um número alarmante. A hipertensão é a causa de mais de 9 milhões de mortes por ano e pode ser considerada um fator de risco para o desenvolvimento de infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Além disso, os hipertensos fazem parte do grupo de risco de quadros graves de Covid-19.

 

Por se tratar de uma doença crônica, a hipertensão precisa ser controlada com tratamento e acompanhamento médico contínuos, capazes de manter a pressão em níveis adequados. A redução dos riscos de complicações pode ser auxiliada pela telemedicina, pois o constante monitoramento à distância faz com que os profissionais verifiquem o desenvolvimento e/ou as alterações do quadro dos pacientes.

 

Telemedicina permite controle eficaz em hipertensos

Telemedicina permite controle eficaz em hipertensos

 

A EFICÁCIA DA TELEMEDICINA NO TRATAMENTO DE DOENÇAS CRÔNICAS

 

A telemedicina se caracteriza pelo uso de tecnologias de informação e comunicação aplicadas à prática médica, disponibilizando serviços que ajudam no diagnóstico e tratamento de pessoas por meio dos recursos de telecomunicação.

 

Estudos comprovam que a telemedicina aumentou a adesão ao tratamento anti-hipertensivo nas unidades de saúde. A educação em saúde e o autocuidado são fundamentais para o controle de doenças crônicas, como a hipertensão arterial e também a diabetes, reduzindo internações e a necessidade de intervenções cirúrgicas e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

 

COMO SE PREVENIR DA HIPERTENSÃO ARTERIAL

 

Pacientes com pressão alta, se bem orientados a partir de ações preventivas, podem adotar novos hábitos de vida e diminuir as chances de desenvolver a hipertensão arterial.

  • Pratique atividades físicas 3 vezes na semana, pelo menos;
  • Tenha uma alimentação saudável que priorize vegetais e frutas;
  • Evite alimentos ultraprocessados e gordurosos;
  • Consuma, no máximo, 2,4 gramas de sódio por dia;
  • Mantenha-se no seu peso ideal;
  • Não fume;
  • Evite o excesso de álcool;
  • Controle o estresse;
  • Tome seus medicamentos corretamente.

 

CONECTA MÉDICO

 

O Conecta Médico é uma plataforma 100% segura e de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e com o Conselho Federal de Medicina (CFM).

 

Durante as teleconsultas, os pacientes têm acesso a diversas funcionalidades, como: troca de arquivos com os médicos (exames, por exemplo), prescrição online (que são enviadas por SMS e aceitas em farmácias de todo o Brasil) e orientações para que não se esqueçam de tomar determinado medicamento ou realizem exames na periodicidade necessária.

 

Quando necessário, pacientes com enfermidades crônicas podem verificar o histórico de suas teleconsultas que fica guardado em segurança dentro do seu perfil do Conecta Médico. É possível recuperar informações antigas sobre tratamentos realizados e laudos de exames. Caso desejem, eles ainda podem compartilhar seus históricos online com novos profissionais de saúde.