A pandemia da Covid-19 ainda mantém o país numa grave crise sanitária. Mas, felizmente, desde 2020, a telemedicina tem se mostrado grande aliada ao permitir com que os pacientes continuem tendo acesso à assistência médica por meio do atendimento remoto.

 

As TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) são um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si que proporcionaram este grande avanço da telemedicina, por meio das funções de hardware, software, telecomunicações, além da automação e comunicação. Graças a evolução das TICs estamos presenciando uma mudança na forma como pacientes e médicos se relacionam, sendo que a jornada de atendimento online complementa a offline, promovendo um melhor cuidado da saúde.

 

Muitos profissionais se surpreendem ao saberem que sua especialidade é válida para a telemedicina. O fato é que o ato médico conectado é permitido para toda área médica, desde que atenda aos requisitos de segurança e sigilo e tenha como objetivo a assistência do paciente, a educação ou a pesquisa em saúde.

 

Confira como as mais diversas especialidades médicas são auxiliadas pelo atendimento à distância de diferentes formas, com o acompanhamento de tratamento médico, agilidade de diagnósticos e fidelização de pacientes!

 

Diversas especialidades médicas usam a telemedicina

Diversas especialidades médicas usam a telemedicina

 

 

A INTEGRAÇÃO DA TELEMEDICINA COM AS DIFERENTES ÁREAS

 

Algumas especialidades médicas possuem mais limitações do que outras, mas todas podem se beneficiar da telemedicina. Podemos integrar os atendimentos remotos em 5 categorias:

 

  • Teleconsulta: consulta realizada à distância por videoconferência, na qual médicos dão diagnósticos e prescrevem medicamentos;
  • Teleorientação: médicos orientam pacientes à distância, por videoconferências;
  • Telemonitoramento: por meio de aplicativos médicos ou videoconferências, pacientes são monitorados à distância;
  • Telessaúde: atendimentos à distância com o objetivo de assistência na saúde pública, como no SUS;
  • Teleinterconsulta: uso da tecnologia para médicos ou profissionais de saúde trocarem informações entre si, hipóteses diagnósticas e opiniões.

Veja como algumas especialidades estão se beneficiando da telemedicina:

 

  • Pneumologia: pacientes doentes podem ser acompanhados de forma totalmente segura por teleconsulta e/ou telemonitoramento, ainda mais por conta da pandemia do coronavírus. Os especialistas da área podem receber exames, interpretar e emitir laudos à distância.
  • Cardiologia: pacientes cardiopatas dependem de atenção mais frequente e cuidadosa e, através da telemedicina, é possível monitorar o ritmo cardíaco, pressão arterial, avaliar resultados de testes e exames à distância.
  • Endocrinologia: Portadores de diabetes de diabetes tipo 1 podem ser acompanhados à distância com o monitor contínuo de glicose que analisa os níveis de açúcar no sangue registrando padrões e apontando anormalidades.
  • Obstetrícia: parte do pré-natal pode ser realizado por meio de teleconsultas que complementariam o atendimento presencial, evitando a exposição das gestantes durante a pandemia.
  • Oncologia: o acompanhamento à distância de pacientes com câncer pode fazer diferença na evolução do tratando, além de permitir que médicos saibam como eles estão respondendo às quimioterapias, por exemplo.
  • Pediatria: bebês e crianças, acompanhados por seus pais, recebem atendimento médico à distância e não precisam se expor desnecessariamente. Funciona muito no caso de orientações gerais (alimentação, higiene, vacinas, peso) e para acompanhar tratamentos.
  • Radiologia: a emissão de laudos à distância permite resultados mais rápidos e, consequentemente, os tratamentos começam mais cedo e as chances de serem mais eficientes aumentam. Estamos falando aqui de raio-X, mamografia, tomografia computadorizada, ressonâncias, entre outros.
  • Neurologia: teleconsultas e/ou teleinterconsultas agilizam os tratamentos neurológicos, permitindo analisar laudos à distância ou conseguir opinião de colegas com rapidez.
A PLATAFORMA CONECTA MÉDICO

 

O Conecta Médico possui uma rede de especialistas em mais de 65 áreas que estão à disposição para atendimento remoto.

 

Além de interagir com pacientes, os médicos podem escrever consultar CIDs, protocolos das enfermidades, analisar resultados de exames e fazer prescrições online. Além disso, é possível mandar lembretes para se certificar que os pacientes estejam fazendo o tratamento de forma correta.