O pronto atendimento online proporciona atendimento rápido, seguro e assertivo.
O pronto atendimento online proporciona atendimento rápido, seguro e assertivo.

A telemedicina também pode ser usada para pronto atendimento com o objetivo de agilizar diagnósticos, proporcionar tratamentos, diminuindo o fluxo dentro das emergências de hospitais e prontos-socorros.

 

Diferente das teleconsultas eletivas que são programadas antecipadamente, o pronto atendimento online oferece teleconsultas seguras e eficientes a pacientes que se sentem indispostos, precisam tirar alguma dúvida com um profissional de saúde ou enfrentam problemas agudos de saúde, de surgimento súbito que podem se agravar, caso não obtenham atendimento médico rápido.

 

Entre as queixas mais comuns dos pacientes estão:

 

  • Dor de garganta e ouvido;
  • Resfriados e gripes;
  • Tosse;
  • Febre;
  • Ferimentos e lesões leves;
  • Dor nas costas;
  • Diarreia e vômitos.

No Pronto Atendimento Online do CONECTA MÉDICO, clínicos gerais e pediatras prestam atendimento de qualidade para crianças e adultos do Brasil inteiro. Os pacientes respondem um questionário básico para que os médicos entendam a gravidade dos sintomas e a interação com o profissional de saúde acontece por meio de videoconferência, em uma plataforma segura onde é possível enviar arquivos como fotos das lesões ou resultados de exames.

 

Prescrição online

 

O Pronto Atendimento Online do Conecta Médico conta com a funcionalidade “prescrição online”. Na sala virtual, caso o paciente precise ser medicado, o profissional de saúde preenche a receita digital, que é enviada por SMS e aceita em farmácias de todo o Brasil. Antibióticos, medicamentos tarja vermelha * e aqueles que fazem parte do programa de farmácia popular podem ser prescritos de forma remota.

 

A prescrição online vem com o nome do paciente e do médico, o número de CRM, data, o nome do medicamento e sua posologia, assim como a forma como ele deve ser administrado (por quantos dias e quantas vezes ao dia). Ela ainda possui QR Code e código de barras que o atendente da farmácia consegue consultar e garante mais segurança na hora de encontrar o medicamento que o paciente precisa.

 

A fila de pacientes

 

Assim como no caso dos atendimentos presenciais, a fila de pacientes é organizada conforme o grau de urgência.

 

 Mas atenção! Durante a teleconsulta, os profissionais de saúde decidem se é possível dar continuidade ao tratamento de forma online ou se é necessário exame clínico presencial e deslocamento ao hospital.

 

Diante de sintomas ou suspeita de condições que ofereçam risco de dano permanente ou risco iminente de vida, como sangramento grave, sintomas de infarto ou AVC, crise alérgica grave ou suspeita de fratura, convulsão, picada de animais venenosos, entre outras, será necessário que o paciente se dirija ao hospital mais próximo.

 

* Medicamentos de venda sob prescrição em receita simples e medicamentos isentos de prescrição (MIPs), alguns medicamentos controlados como antimicrobianos e os medicamentos controlados das listas C1 e C5 e dos adendos das listas A1, A2 e B1 (Portaria SVS/MS – 344/1998) podem ser dispensados mediante a apresentação do receituário eletrônico com assinatura digital.