No mês de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher que tem como objetivo conscientizar a população sobre os direitos e papéis das mulheres na sociedade e reforçar o combate à violência doméstica. 

 

Entre tais pautas de enorme relevância, o Conecta Médico destaca os cuidados mais importantes com a saúde feminina e como é possível melhorar a qualidade de vida em quatro atitudes simples. 

 

Segundo dados da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2019, as mulheres correspondem a 51,8% da população brasileira e, mesmo assim, pouco se fala sobre os cuidados com o bem-estar da mulher.

 

Quando falamos em saúde feminina, nos referimos aos cuidados que envolvem a qualidade da alimentação, a regularidade de exercícios físicos e o estado psicológico, além de consultas periódicas ao ginecologista. 

 

Os especialistas do Conecta Médico selecionaram algumas dicas simples para melhorar sua rotina. Acompanhe! 

 

Alimentação Saudável

 

Uma alimentação balanceada é a chave para evitar doenças e manter o corpo sempre saudável. No caso das mulheres, se alimentar bem previne doenças como osteoporose ou patologias cardiovasculares, além de alguns tipos de câncer. 

 

Alimentação equilibrada não significa fazer dieta super restritiva. Você pode comer de tudo (com cautela) evitando alimentos industrializados e cheios de gordura saturada. 

 

Casos de osteoporose e doenças cardiovasculares são muito comuns entre as mulheres. Por essa razão, é importante consumir alimentos ricos em cálcio como leite, iogurtes desnatados, queijo branco e soja. 

 

Para as mulheres que estão perto da menopausa ou já se encontram neste período de mudanças hormonais, é indicado controlar o consumo de sal, açúcar e alimentos gordurosos.

 

Praticar exercícios

 

A Organização Mundial de Saúde recomenda a prática de 30 minutos diários de atividade moderada, cinco vezes por semana. Você também pode se exercitar uma hora, duas vezes por semana. Encontre a atividade que se encaixa ao seu perfil e fuja do sedentarismo! 

 

Exames periódicos 

 

Fazer exames periódicos é fundamental para diagnosticar precocemente doenças e tratá-las com mais eficácia. Ao menos uma vez por ano, a mulher precisa fazer exames como a mamografia e o papanicolau.

 

Se a mulher tem algum fator de risco como diabetes, obesidade, tabagismo, hipertensão e outros, deve seguir a orientação do médico sobre a periodicidade dos exames. 

 

Saúde Mental

 

As rotinas modernas são responsáveis por uma sobrecarga que muitas mulheres sofrem. Por isso, cuidar da mente é essencial para evitar problemas psicológicos e quadros de depressão, ansiedade e estresse que impactam diretamente no funcionamento do organismo e influenciam na qualidade de vida. 

 

Faça sua teleconsulta

 

Para cuidar de você ao máximo de qualquer lugar do mundo, acesse o site do Conecta Médico e escolha entre mais de 100 especialidades médicas aquela que você precisa agora. 

 

Garanta consultas de profissionais em áreas como ginecologia, nutrição ou endocrinologia e encontre a melhor forma de receber o atendimento (via convênios ou particular), de acordo com as regras contratuais entre médicos e operadoras.

 

Conecta Médico: cuide da sua saúde de onde você estiver!